O Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB (GPFR) foi fundado em 2004 e reúne pesquisadores e estudantes do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília para indagar o fenômeno religioso do ponto de vista filosófico. Por meio de suas pesquisas, seminários e publicações, pretende ajudar a preencher a lacuna nessa área do saber no Brasil e despertar interesse numa colaboração interdisciplinar.

O GPFR organizou o I Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião em 2005, uma Semana de Filosofia na UnB em novembro de 2008 sobre ateísmo moderno, o III Congresso em 2009, o IV Congresso em 2011, e também o VI Congresso em outubro de 2015, além de inúmeros seminários e eventos nacionais e internacionais, uma mostra de sua liderança nessa subárea do conhecimento filosófico no país.

Além das sessões de apresentações de seminários a cada três semanas durante o período letivo e de eventos de alcance nacional e internacional, o grupo também promove estudos aprofundados de textos fundamentais da área, coordena projetos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado (pesquisadores colaboradores) e mantém contatos com outros grupos do gênero, por meio da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR), que tem sua sede no Departamento de Filosofia da UnB.