walden-pond

Relatório de Atividades do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB em 2011

Publicado em Park Site

O Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB (GPFR) foi criado em 2004 e tem atuado continuamente desde então no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília. O GPFR consta no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e tem o reconhecimento do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB para o seu funcionamento.

Fazem parte do grupo atualmente os professores Agnaldo Cuoco Portugal (líder), Marcio Gimenes de Paula, Hubert Jean-François Cormier e Evaldo Sampaio (todos lotados no Departamento de Filosofia), e a professora Cláudia Balduíno, lotada no Departamento de Teoria Literária. Também fazem parte do grupo os mestrandos Ílton Queiroz Jr. e Luís Felipe Lopes, além de estudantes de graduação, especialmente os ligados a projetos de iniciação científica com assunto ligado à filosofia da religião.

As atividades do GPFR em 2011 podem ser divididas em dois tipos: sessões ordinárias de apresentação de trabalhos em andamento e grandes eventos, conforme enumeração abaixo, por ordem cronológica, indicando-se também o título da apresentação e o pesquisador que apresentou o trabalho.

1º Semestre:

28/3/11 – A Crítica ao Cristianismo no Século XIX: Feuerbach, Kierkegaard, Nietzsche. Prof. Dr. Marcio Gimenes de Paula (UnB)

25/4/11 – O Ateísmo Francês Contemporâneo: uma comparação crítica entre Michel Onfray e André Compte-Sponville. Prof. Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UnB)

09/5/11 – MUNDUS IMAGINALIS X MUNDUS LITERALIS: Henry Corbin no encontro com o entremundo. Profa. Mônica Udler (USP – doutoranda)

30/5/11 – A teologia política do sertão. Prof. Dr. Hubert Jean-François Cormier (UnB)

20/6/11 – Judaísmo e Filosofia. Prof. Dr. José Ormieres (Faculdade Anhanguera – DF)

2º Semestre:

25 e 26/8/11 – Simpósio Filosofia da Religião, Metafísica e Epistemologia – Diálogo com Alvin Plantinga (Local: Auditório da FIOCRUZ)

12/09/11 – A Psicologia do Cristianismo n’ A Genealogia da MoralProf. Dr. Evaldo Sampaio (UnB – Departamento de Filosofia)

03/10/11 – Arabescos, Caligrafia e o Islã, ou as Núpcias da Arte e do Sagrado – Dra. Cláudia Falluh (UnB – Instituto de Letras)

31/10/11 – A Filosofia da Religião de Antony Flew: do Ateísmo ao Deísmo – Ilton Queiroz Jr. (UnB – Mestrando em Filosofia)

15 a 18/11/11 – IV Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião (Locais: Embaixada de Portugal e FIOCRUZ)

05/12/11 – Alain Badiou e a antifilosofia de São Paulo: uma leitura comunista do discurso e da prática ético-política dos primeiros cristãos – Prof. Dr. Rodrigo Dantas (UnB – Departamento de Filosofia)

Além da variedade dos trabalhos apresentados nas sessões ordinárias, sem perder o foco dos temas centrais desenvolvidos pelas pesquisas do grupo, é importante destacar os dois eventos organizados pelo grupo no segundo semestre de 2011.

No primeiro, “Simpósio Filosofia da Religião, Metafísica e Epistemologia – Diálogo com Alvin Plantinga”, tivemos a presença de um dos mais importantes filósofos da religião do mundo hoje, o norte-americano Alvin Plantinga. Autor de uma vasta obra e discutido nos principais centros de pesquisa em filosofia da religião no mundo, o professor Plantinga debateu com membros do GPFR, além de outros docentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB e da PUCRS, em Porto Alegre. O evento foi organizado conjuntamente pelo PPG-FIL/UnB e PPG-FIL/PUCRS, tendo sido importante não só pela qualidade dos trabalhos apresentados – a maioria já encaminhado para publicação – mas também por ter sido uma oportunidade de trabalho conjunto entre os dois programas de pós-graduação em filosofia, com o apoio financeiro da CAPES, inclusive.

No segundo evento, tivemos o “IV Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião”, no qual foram apresentados mais de sessenta trabalhos de pesquisadores e pós-graduandos de todo o Brasil, além de participantes estrangeiros. O evento teve o apoio da CAPES e FAP-DF, tendo mostrado, mais uma vez, a posição de liderança que o PPG-FIL/UnB ocupa na área atualmente no Brasil.

Brasília, 23 de janeiro de 2012.

Agnaldo Cuoco Portugal

Líder do GPFR/UnB