walden-pond

Relatório de Atividades do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB em 2011

Publicado em Park Site

Relatório de Atividades do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB em 2011

 

O Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB (GPFR) foi criado em 2004 e tem atuado continuamente desde então no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília. O GPFR consta no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e tem o reconhecimento do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB para o seu funcionamento.

Fazem parte do grupo atualmente os professores Agnaldo Cuoco Portugal (líder), Marcio Gimenes de Paula, Hubert Jean-François Cormier e Evaldo Sampaio (todos lotados no Departamento de Filosofia), e a professora Cláudia Balduíno, lotada no Departamento de Teoria Literária. Também fazem parte do grupo os mestrandos Ílton Queiroz Jr. e Luís Felipe Lopes, além de estudantes de graduação, especialmente os ligados a projetos de iniciação científica com assunto ligado à filosofia da religião.

As atividades do GPFR em 2011 podem ser divididas em dois tipos: sessões ordinárias de apresentação de trabalhos em andamento e grandes eventos, conforme enumeração abaixo, por ordem cronológica, indicando-se também o título da apresentação e o pesquisador que apresentou o trabalho.

1º Semestre:

28/3/11 – A Crítica ao Cristianismo no Século XIX: Feuerbach, Kierkegaard, Nietzsche. Prof. Dr. Marcio Gimenes de Paula (UnB)

25/4/11 – O Ateísmo Francês Contemporâneo: uma comparação crítica entre Michel Onfray e André Compte-Sponville. Prof. Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UnB)

09/5/11 – MUNDUS IMAGINALIS X MUNDUS LITERALIS: Henry Corbin no encontro com o entremundo. Profa. Mônica Udler (USP – doutoranda)

30/5/11 – A teologia política do sertão. Prof. Dr. Hubert Jean-François Cormier (UnB)

20/6/11 – Judaísmo e Filosofia. Prof. Dr. José Ormieres (Faculdade Anhanguera – DF)

2º Semestre:

25 e 26/8/11 – Simpósio Filosofia da Religião, Metafísica e Epistemologia – Diálogo com Alvin Plantinga (Local: Auditório da FIOCRUZ)

12/09/11 – A Psicologia do Cristianismo n’ A Genealogia da MoralProf. Dr. Evaldo Sampaio (UnB – Departamento de Filosofia)

03/10/11 – Arabescos, Caligrafia e o Islã, ou as Núpcias da Arte e do Sagrado – Dra. Cláudia Falluh (UnB – Instituto de Letras)

31/10/11 – A Filosofia da Religião de Antony Flew: do Ateísmo ao Deísmo – Ilton Queiroz Jr. (UnB – Mestrando em Filosofia)

15 a 18/11/11 – IV Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião (Locais: Embaixada de Portugal e FIOCRUZ)

05/12/11 – Alain Badiou e a antifilosofia de São Paulo: uma leitura comunista do discurso e da prática ético-política dos primeiros cristãos – Prof. Dr. Rodrigo Dantas (UnB – Departamento de Filosofia)

 

Além da variedade dos trabalhos apresentados nas sessões ordinárias, sem perder o foco dos temas centrais desenvolvidos pelas pesquisas do grupo, é importante destacar os dois eventos organizados pelo grupo no segundo semestre de 2011.

No primeiro, “Simpósio Filosofia da Religião, Metafísica e Epistemologia – Diálogo com Alvin Plantinga”, tivemos a presença de um dos mais importantes filósofos da religião do mundo hoje, o norte-americano Alvin Plantinga. Autor de uma vasta obra e discutido nos principais centros de pesquisa em filosofia da religião no mundo, o professor Plantinga debateu com membros do GPFR, além de outros docentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB e da PUCRS, em Porto Alegre. O evento foi organizado conjuntamente pelo PPG-FIL/UnB e PPG-FIL/PUCRS, tendo sido importante não só pela qualidade dos trabalhos apresentados – a maioria já encaminhado para publicação – mas também por ter sido uma oportunidade de trabalho conjunto entre os dois programas de pós-graduação em filosofia, com o apoio financeiro da CAPES, inclusive.

No segundo evento, tivemos o “IV Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião”, no qual foram apresentados mais de sessenta trabalhos de pesquisadores e pós-graduandos de todo o Brasil, além de participantes estrangeiros. O evento teve o apoio da CAPES e FAP-DF, tendo mostrado, mais uma vez, a posição de liderança que o PPG-FIL/UnB ocupa na área atualmente no Brasil.

 

Brasília, 23 de janeiro de 2012.

 

 

Agnaldo Cuoco Portugal

Líder do GPFR/UnB