Atividades em 2012

O Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB realizou os seguintes seminários em 2012:

02/04/12 – As Críticas de Nietzsche e o Mero Cristianismo de C. S. Lewis – Prof. Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UnB – Dep. de Filosofia)

23/04/12 – What's Wrong with Very Young Believers' Minds? [O que há de errado com as mentes de crentes muito jovens?] – Mikko Sammalkivi (Doutorando na Universidade de Helsinki)

21/05/12 – Teologia Política do Sertão: o Sebastianismo – Prof. Dr. Hubert Jean-François Cormier (UnB – Dep. de Filosofia)

18/06/12 – A Antropologia do Homem Religioso: o Sentimento Religioso – Profa. Dra. Adriana Serrão (Universidade de Lisboa)

19/11/12 – O Amor Cobre uma Multidão de Pecados – Um Discurso de Kierkegaard – Prof. Dr. Marcio Gimenes de Paula (UnB – Dep. de Filosofia)

10/12/12 – Religião e Poder Político – Prof. Dr. Agnaldo C. Portugal (UnB – Dep. de Filosofia)

Além das sessões, o GPFR/UnB ofereceu também um seminário de extensão sobre ateísmo, aberto ao público em geral, tendo como base a coletânea Um Mundo sem Deus. Ensaios sobre o Ateísmo, editado por Michael Martin. Trata-se da tradução para o português de The Cambridge Companion to Atheism (2007).

Em termos de sua atuação nacional, o GPFR/UnB manteve seu trabalho de liderança na formação da comunidade de pesquisa na área no Brasil, tendo dois de seus docentes na diretoria da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR) e sendo da UnB também o coordenador do GT em Filosofia da Religião na ANPOF.

Por fim, é importante ressaltar a produção intelectual dos docentes do grupo e a conclusão de mestrados sob a orientação destes no período, como atestam seus respectivos currículos Lattes.

Brasília, 8 de abril de 2013.